AS 12 PERSONALIDADES DO SEr HUMANO

Partindo do princípio de pesquisas e estudos, tendo como base principal fonte, os ensinamentos das Escrituras Sagradas, (BIBLIA SAGRADA) ficou claro que (JESUS CRISTO) tinha vários discípulos, quando a isso não tenho dúvidas, mas podemos confirmar no (EVANGELHO DE LUCAS CAPÍTULO 10:1), que assim nos ensina:

E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 104 N.T).

“Mas Ele escolheu apenas 12 deles conforme descrito no (EVANGELHO DE LUCAS 6:12-16), que podemos estar meditando, conforme segue:”


E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;

Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 94 N.T).

Por que JESUS escolheu apenas 12 discípulos?

Na verdade segundo estudos o numero doze aparece varias vezes nas Escrituras Sagradas, o artigo ficaria extenso, mas vou fazer uma breve explanação, como por exemplo: - O nome das 12 tribos de Israel, podemos aprender no livro de (ÊXODO 28,21) que assim nos traz como ensinamento;

“E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze, segundo os seus nomes; serão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.” Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 118 AT)

Os 12 espias (Significa: observar (algo ou alguém) de modo secreto, sem que alguém perceba, com o propósito de conseguir informações; espionar.) Enviados por Josué, registrado no (CAPÍTULO 13 – VERSICULOS 1 AO 16 - LIVRO DE NUMEROS). Fonte: https://www.dicio.com.br/espias-3/

O livro de (NUMEROS) para você que ainda não conhece, e assim como Gênesis, Êxodo e Levítico, tem a sua autoria atribuída a Moisés profeta que viveu por volta de 1400 AC e teria conduzido o povo israelita para fora do Egito, sobre os desígnios do próprio Deus, a fim de libertar o povo da escravidão. Assim nos traz um grande ensinamento, e sem delongas.

E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual maioral entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o dito do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel. E estes são os seus nomes: Da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José; da tribo de Efraim, Oseias, filho de Num; da tribo de Benjamim,Palti, filho de Rafu; da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi; da tribo de José, pela tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi; da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali; da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi; da tribo de Gade, Geuel, filho de Maqui. Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oseias, filho de Num, Moisés chamou Josué. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 208 AT).

O sábio Rei Salomão também tinha 12 provedores, sobre todo o Israel, e podemos também aprender juntos no livro de (I REIS CAPITULO 4, VERSICULO 7,) que assim diz;”

E tinha Salomão doze provedores sobre todo o Israel, que proviam ao rei e à sua casa; e cada um tinha a prover um mês no ano. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 471 AT).

“O número 12 e a Nova Jerusalém, (APOCALIPSE CAPÍTULO 21 VERSÍCULOS 12 e 14-21), a revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, e pelo seu anjo as enviou, e as testificou a João seu servo, que assim nos traz esta instrução:”

E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel. E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. E as doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade, de ouro puro, como vidro transparente. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 374 e 375 NT).

“Também podemos aprender a respeito de Jesus Cristo, quando tinha 12 anos, registrado no (EVANGELHO DE LUCAS CAPÍTULO 2 VERÍCULOS 39 AO 42).”

E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa. E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 87 e 88 NT).

Considerando as palavras do profeta (JEREMIAS CAPÍTULO 1 E VERSÍCULO 5). Podemos assim meditar; Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 948 A.T).

Prosseguindo...Jesus conhecia o coração do povo daquela época, conhecia também o coração de seus discípulos, e hoje Ele conhece o meu e o seu coração, se você crê? Diga Amém! Mas isso é somente para quem crê, se você não acredita evidentemente que também respeito seu posicionamento, haja vista que sempre preso pelo respeito às crenças e culturas dos povos do planeta terra, mas em tempo digo o Brasil que por ora vivemos um regime democrático de direito.

Diante de várias personalidades do ser humano, acredito que JESUS CRISTO, por conhecer tudo e todos também escolheu os doze discípulos por que cada um Deles também tinha uma personalidade. Como diz aquele ditado popular, os dedos das mãos são irmãos, mas não são iguais, preciso concordar com esta ditado.

“Como Jesus Cristo escolheu apenas 12 discípulos, quero aqui com base em muitos estudos e muitas pesquisas poder citar os 12 apóstolos, quem foram e suas personalidades e como morrerão, fazendo sempre uma analogia ao número 12.”

Como sou defensor da ciência e da tecnologia, acredito que a própria ciência e as tecnologias existentes na atualidade, podem desvendar outras personalidades do ser humano, isso, sem sombra de dúvidas. Mas a priori vamos nos atentar as 12 personalidades do ser humano com base na escolha que Jesus Cristo fez os apóstolos, senão vejamos.

ANDRÉ: Junto com seu Irmão Simão Pedro, foram os primeiros discípulos escolhidos por Jesus, André foi líder do corpo apostólico do Reino, era o mais velho dos apóstolos, com um perfil organizador, tinha um comportamento baseado na organização, planejamento, metódico e previsível, tinha certeza e compreensão exata das regras sem erros. Queria ver o projeto do Reino realizado, cumpriu seu ministério cabalmente tendo início, meio e fim. Foi crucificado em uma cruz em forma de "X".

SIMÃO PEDRO: Irmão de André foi também um dos primeiros dos apóstolos a ser escolhido, era conhecido por todos os seus amigos como um companheiro impulsivo, tinha sentimentos fortes, era de decisão súbita e de ação rápida, com um perfil ativador, Pedro tinha o senso do fazer rápido (urgente), ação e resultados era o que lhe motivava, tinha iniciativa, prático, o mais impulsivo de todos os discípulos, vencer desafios era com ele, autossuficiente. Suas qualidades eram fazer acontecer, de fácil motivação e fazer o que for necessário. Seus pontos fracos eram: explosivo, temperamento difícil, fazia do modo mais fácil, impaciente, ansioso, inquieto, agia e depois pensava. Se motivava a resolver os problemas do seu jeito. Segundo as escrituras morreria em avançada idade.

TIAGO: Filho de Zebedeu, tinha um perfil idealizador, era um pensador com comportamento criativo e intuitivo, mas sempre bem equilibrado e flexível. Tornou-se o primeiro mártir entre os apóstolos, morrendo pela espada de Herodes Agripa I.

JOÃO: Era irmão de Tiago e seu companheiro de pesca, com um perfil comunicador, Tinha um comportamento sensível e de bom relacionamento foi considerado o discípulo amado pelo Mestre, acompanhou Jesus em todos os seus momentos era confiável, recebeu a incumbência de cuidar da mãe de Jesus, manipulador através dos sentimentos, precisava da aceitação e do reconhecimento do grupo. Foi levado exilado para a Ilha de Patmos, onde teve a revelação das cartas do Apocalipse as sete Igrejas da Ásia, morreu de morte natural, provavelmente com 100 anos de idade, o único que não foi martirizado.

FELIPE: Com um perfil de organizador, foi escolhido como intendente, cuidava da logística do grupo, de comportamento detalhista, organizador e metódico, tinha um jeito sistemático de cumprir suas funções. Foi sepultado em Hierápolis, desconhece-se, porém, o motivo de sua morte, provavelmente foi um mártir.

NATANAEL: Filho de Bartolomeu, Tinha um perfil comunicador, com um comportamento tradicionalista, sensível, de fácil relacionamento, buscava sempre harmonia no grupo, sempre divertido e a felicidade acima dos resultados, tinha o reconhecimento do grupo pelos seus serviços sociais aos familiares de todos os apóstolos. Um pouco idealizador (Águia), pela descontração e falta de atenção para o aqui agora, distraído e levado a liberdade de expressão. A ausência de controles rígidos eram fatores que o motivavam. Foi esfolado vivo pelos Bárbaros e recebeu o golpe de misericórdia através da decapitação.

MATEUS: Com um perfil comunicador, tinha bons relacionamentos, foi um grande contribuinte financeiro do grupo pela sua generosidade, tinha qualidades de manter com facilidade uma comunicação harmoniosa com todos, buscava a aceitação social e tinha o reconhecimento dos demais. A igreja Ocidental o alista entre os mártires.

TOMÉ: Com perfil organizador, sempre movido pela ordem, controle e segurança, tinha um comportamento detalhista e analítico, organizava e planejava o itinerário dos apóstolos era um bom executivo, um excelente homem de negócios, metódico leal e responsável, era do tipo lógico e cético sem leviandade a ponto de duvidar da ressurreição de Jesus, Mas tinha um conhecimento específica do seu trabalho no grupo apostólico. Sobre sua morte há duas versões, uma diz que foi transpassado por uma flecha enquanto orava, e a outra, é de que foi torturado próximo a Madras.

TIAGO e JUDAS (Tadeu): Eram filhos de Alfeu, segundo historiadores eram dois apóstolos gêmeos e tinham perfis idênticos de comunicadores, tinham um coração grande, bom e generoso. Buscavam sempre a harmonia no grupo, eram muito queridos por todos, tinham uma sensibilidade e simplicidade muito grande, evitavam conflitos, eram prestativos e sempre prontos a ajudar a todos a trabalhar em equipe, construíram um consenso entre os discípulo e tinham a aceitação social do povo, se sujeitavam compreensivamente a autoridade dos líderes. Sobre Tiago a duas versões sobre sua morte, uma de que foi apedrejado e morreu com um golpe de paulada, a segunda hipóteses de que foi crucificado no Egito. Já Judas Tadeu morreu martirizado na Pérsia.

SIMÃO (Zelote): Com um perfil ativador, tinha a sua índole inflamada, um revolucionário radical, impulsivo e prático, era um rebelde iconoclasta, sempre se identificou com o partido do protesto, era um homem de lealdade intensa, um Judeu nacionalista e um entusiasta da salvação, vencer desafios era com ele, com um senso de urgência em tudo, era de fácil motivação e fazia tudo de modo mais fácil, era motivado a resolver as questões do seu jeito. Morreu também crucificado.

JUDAS (Iscariotes): Com um perfil idealizador (Águia), era criativo, intuitivo e pensamento no futuro, um dos mais instruídos entre os discípulo, tinha dificuldade de entender a si próprio e não era sincero ao lidar consigo mesmo. Também tinha um lado organizador (Lobo) acentuado, eficiente, habilidoso e com muito tato e paciência apurada, desempenhou com eficiência a função árdua de tesoureiro do grupo apostólico, era um grande executivo, um financista capaz e previdente, era de uma organização persistente, nenhum dos doze jamais criticou Judas. Ele acreditava em Jesus, mas talvez não tenha amado o Mestre de todo o seu coração como os demais. O caso de Judas ilustra a verdade daquele versículo: " Há um caminho que parece justo para o homem, mas o fim dele é a morte". O seu sentido de valores e lealdade era imperfeito. Suicidou-se após ter traído Jesus. Fonte: https://pt.linkedin.com/pulse/os-12-ap%C3%B3stolos-de-jesus-e-suas-personalidades-joel-bitencourt-serra

Já no campo da Ciência, fazendo um breve resumo, com base nas pesquisas, em especial citando psicologia, a Psicologia da personalidade ou psicologia diferencial que é a parte da psicologia que se dedica a descrever e explicar "as particularidades humanas duradouras, não patológicas e que influenciam o comportamento dentro de uma determinada população". Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_personalidade

Fazendo parte desta pesquisa, quero poder citar o site (AWEBIC.COM) na sua publicação do dia 1 de abril de 2018, traz uma matéria de suma importância, onde é citado as 12 características e personalidades, que segundo a publicação apenas 2% da população em todo o mundo tem este tipo de personalidade. Isso pode ser porque pertencem ao tipo de personalidade mais raro do mundo – o INFJ (Introvertido Intuitivo de Sentimento e Julgamento).


Pessoas como Martin Luther King, Nelson Mandela e Madre Teresa foram todos INFJs. Dois psicólogos desenvolveram o sistema Myers e Briggs, baseado nas teorias psicanalíticas de (Carl Jung), no qual classificaram os tipos de personalidade dividindo seus traços em quatro categorias distintas: Extroversão vs. Introversão; Sensação vs. Intuição; Pensamento vs. Sentimento; Julgamento vs. Percepção. Este sistema usa os critérios para identificar qual é a personalidade mais predominante em cada um.


“Para um INFJ, sua personalidade tende à introversão, à intuição, ao sentimento e ao julgamento. Tais pessoas podem ser difíceis de detectar, mas se você conhecer suas principais características, pode identificá-las facilmente, veja;


1 - São conscientes do futuro: Elas têm sempre uma visão mais ampla e não ficam desanimadas com os desafios. Se algo não lhes dá os resultados desejados, elas encontram outra maneira de fazer dar certo.

2 - Trabalham duro: Essas pessoas não se esquivam do trabalho árduo. Elas sabem que, se tiverem de conseguir algo na vida, precisam trabalhar por isso, pois nada vem de graça. Dar 100% de si é a característica mais marcante desse tipo de personalidade.

3 - Acreditam nos sentimentos: Os INFJs são pessoas altamente intuitivas que confiam em seus sentimentos mais instintivos. Elas sabem se algo está ou não funcionando na sua vida por meio da sua intuição e também sabem quando algo as está puxando pra baixo.

4 - Buscam a verdade: Elas acreditam no mistério do universo e gostariam de se envolver com o cosmos. Além disso, tentam descobrir um significado mais profundo nos padrões universais.

5 - Unem-se a grupos pequenos: Elas não gostam de se envolver com grandes grupos de pessoas. E se você não concorda com elas ou as coloca em conflito, elas podem simplesmente cortar você de suas vidas.

6 - Têm empatia: Elas são extremamente generosas para com os outros e vão te consolar em seus dias ruins. Também estão sempre prontas para te oferecer um ombro amigo ou apenas e ouvir. Você pode contar com elas quando precisar de apoio emocional!

7 - Leem as pessoas: Junto com alta energia emocional, elas também podem ler as pessoas observando-as. Elas também conseguem enxergar suas reais intenções, tornando-se conscientes da presença de qualquer pessoa de má índole em seu círculo social.

8 - Apreciam a solidão: Muitas vezes os INFJs se sentam sozinhos porque não são como o resto das pessoas. Você pode vê-los saindo sozinhos de uma sala cheia de pessoas. Às vezes, eles também gostam de ser assim.

9 - São contraditórios por natureza: Essas pessoas podem ir de um extremo a outro repentina e rapidamente.Isso faz com que seja bastante difícil acompanhar e avaliar seu humor. Sua personalidade INFJ é a razão por trás da sua natureza contraditória.

10 - São tudo ou nada: OS INFJs acreditam que qualidade é melhor que quantidade e que se você não puder dar o seu melhor, então não pode dar nada.

11 - Conseguem ligar as coisas: Eles são bons – muito bons, na verdade – em fazer conexões. São pessoas que conectam os pontos e na maioria das vezes, acertam. Se você está tendo problemas para descobrir algo, vá procurar ajuda de uma pessoa INFJ.

12 - Gostam de escrever: Pessoas INFJs gostam de escrever sobre qualquer coisa. Elas não gostam de falar demais e preferem gastar seu tempo escrevendo o que querem. É uma ótima maneira de ter alguns momentos de paz. Fonte: https://www.awebic.com/personalidade-infj/ - publicação do dia 1 de abril de 2018.

Voltando sempre para os embasamentos bíblicos, mas respeitando sempre o desenvolver da ciência ao longo da história da humanidade, e para ir finalizando este valoroso artigo podemos aprender assim: (BIBLIA SAGRADA NO LIVRO DE GENISES NO SEU CAPITULO 1 VERSICULOS 26 E 27), diz;

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Fonte: Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 4 AT).


Partindo deste princípio posso afirmar que somos os únicos seres humanos no planeta terra. Sem delongas, na face da terra não existem pessoas iguais, sem sobra de dúvidas, mas é preciso entender e respeitar cada ser humano, da forma e do jeito que Ele é, independente de: - cor, raça, etnia, credo religioso, político, classe social, escolaridade, profissão, sexo e etc. e etc.

Exemplificando tudo isso, ainda posso citar as garantias fundamentais, da (DECLAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS) vigente. E temos a nossa Constituição Federal de 1988, Brasileira, que institui um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus. Podemos citar o artigo 5º da referida Constituição para finalizar este precioso artigo!


Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (...) Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Autor: Gomes E. Teol.

Fontes de pesquisas:

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 104 N.T).

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 94 N.T).

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 118 AT)

· https://www.dicio.com.br/espias-3/

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 208 AT).

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007, p. 471 AT).

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 374 e 375 NT).

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 87 e 88 NT).

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 948 A.T).

· https://pt.linkedin.com/pulse/os-12-ap%C3%B3stolos-de-jesus-e-suas-personalidades-joel-bitencourt-serra

· https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_personalidade

· https://www.awebic.com/personalidade-infj/ - publicação do dia 1 de abril de 2018.

· Bíblia Sagrada, letra gigante ARC (2007 p. 4 AT).

· http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm


Sigam as minhas redes sociais e entrem em contato comigo através do facebook, Youtube, Instagram, WhatsApp ou e-mail, segue os links: